top of page

Ibovespa zera perdas puxado pelas ações de Vale e Petrobras; dólar cai a R$ 5,21

– O Ibovespa zera perdas nesta terça-feira (11) puxado pelos ganhos de Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3) e assim se descola do ambiente de forte queda das bolsas nos Estados Unidos. Juntas, as ações dessas duas empresas respondem por mais de 20% da composição da carteira teórica do benchmark.


Lá fora, o que pesam são os temores de alta da inflação na maior economia do mundo. Papéis de ações de tecnologia são especialmente afetados e na véspera já haviam registrado fortes quedas.


O Federal Reserve vem sinalizando que não pretende apertar sua política monetária enquanto não houver sinais mais claros de recuperação do emprego. Mas há temor sobre o impacto de um período de alta da inflação sobre a economia.


O rendimento dos juros do Tesouro americano com vencimento em dez anos, atingiu 1,6% na segunda, uma alta de 0,03 ponto percentual, o que prejudica principalmente as companhias de tecnologia. Essas empresas são vistas como de muito crescimento independente do cenário econômico, então grande parte do fluxo de caixa delas está na perpetuidade, de modo que acabam sofrendo mais com uma alta da taxa de juros longa.


Por aqui, atenção também para os dados de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,31% em abril, segundo dados divulgados pelo IBGE, número praticamente em linha com os 0,30% da expectativa dos analistas consultados pela Refinitiv. Em março, o índice tinha subido 0,93% na comparação com fevereiro.


No grupo saúde e cuidados pessoais, a alta foi de 1,19%. A principal influência desse resultado foi o aumento dos preços dos produtos farmacêuticos (2,69%), que foram também o principal impacto no índice geral (0,09 p.p.).

Além disso, o noticiário político também é destaque após, a pedido do Ministério Público, o TCU (Tribunal de Contas da União) anunciar que investigará indícios de que o governo Jair Bolsonaro criou um “orçamento paralelo” de R$ 3 bilhões.


O suposto esquema foi revelado por reportagem publicada no domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo, com liberação irregular de verba do Ministério do Desenvolvimento Regional.


Às 12h35 (horário de Brasília), o Ibovespa tinha leve variação positiva de 0,04%, a 121.958 pontos, após chegar aos 120.145 pontos na mínima do dia logo na abertura.



5 visualizações0 comentário
bottom of page