top of page

Ações de Vale e siderúrgicas saltam com minério; Petrobras sobe, enquanto PetroRio vira para queda

– O destaque da sessão desta segunda-feira (10) fica para as ações da Vale (VALE3), que sobem cerca de 4% em meio à forte alta do minério de ferro. Os futuros do aço e do minério de ferro de referência na China tocaram máximas históricas nesta segunda, em meio a uma demanda robusta e preocupações com a oferta, além de expectativas de alta na inflação que também ajudaram a alimentar compras especulativas.

Os índices de utilização da capacidade dos altos-fornos em 247 siderúrgicas pela China saltaram para 90,59% na semana passada, maior nível desde o início de março, mostraram dados da consultoria Mysteel. Os futuros mais ativos do minério de ferro na bolsa de commodities de DalianDCIOcv1, para entrega em setembro, saltaram 10%, para máxima recorde de 1.326 iuanes (US$ 206,30) por tonelada (confira o impacto da alta do minério no resultado das empresas e o cenário para ela clicando aqui e aqui).

Siderúrgicas também registram ganhos, como CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5), Gerdau (GGBR4), além de Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e Bradespar (BRAP4), com alta entre 3% e 6%, com atenção para a CSN com ganhos de cerca de 6%. A CSN (CSNA3) informou na sexta-feira que vendeu 56 milhões de ações preferenciais da Usiminas, reduzindo sua fatia para 10,07% desta classe de papéis.


Ainda em destaque, as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) registram ganhos na esteira das altas do petróleo. Já as ações da PetroRio (PRIO3) viraram para queda.

Os futuros do petróleo chegaram a subir nesta segunda-feira após a operadora norte-americana de importantes oleodutos Colonial Pipeline ter sido forçada a fechar instalações devido a um ataque cibernético, o que gerava preocupações sobre impactos na oferta e aumentos de preços nas bombas.

A Colonial Pipeline disse no domingo que seus principais dutos de transporte de combustíveis estavam fora de operação após o ataque, que paralisou o sistema na sexta-feira, embora algumas linhas menores entre terminais e pontos de entrega estivessem já operacionais. “As manchetes no final de semana sobre o ataque hacker à Colonial Pipeline levantaram os preços do petróleo”, disse Jeffrey Halley, analista da corretora OANDA. Contudo, o brent e o WTI passaram a ter leve queda; os contratos de referência subiram mais de 1% na semana passada, na segunda semana consecutiva de ganhos.

Ainda no radar das petroleiras, a PetroRio produziu em abril 31,55 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), queda de 6,4% ante março, com impacto de paradas para manutenção, informou a companhia em comunicado ao mercado.

Destaque ainda para a repercussão do balanço da M. Dias Branco (MDIA3), líder nos mercados de biscoitos e massas do Brasil, que registrou lucro líquido de R$ 15 milhões no primeiro trimestre de 2021, forte queda de 89% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a chegada da pandemia da Covid-19 gerou uma corrida por produtos no varejo. As ações abriram em queda, mas viraram para ganhos.

O Bradesco BBI afirmou que os resultados da M Dias Branco ficaram significativamente abaixo da expectativa do mercado, mas avalia que o consenso do mercado para 2022 parece excessivamente pessimista.


10 visualizações0 comentário
bottom of page